Coordenador : Rafael de Luna Freire
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388992.2199.164303.30012023
Departamento/Setor: GCV
Área Temática : Cultura
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Público docente e discente da UFF Residentes da cidade de Niterói
Local de atuação: LUPA/UFF Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual (LUPA-UFF) Rua Lara Vilela, 126. Sala 13-D. São Domingos, Niterói-RJ. Brasil (Instituto de Artes e Comunicação Social - IACS)
Objetivo
O objetivo do projeto é avançar na pesquisa, catalogação e organização do acervo Esdras Baptista. Atualmente, os quase 1000 rolos de filmes da coleção Esdras Baptista já estão minimamente catalogados na base de dados disponível no site do LUPA. Entretanto, essa catalogação foi feita através de uma análise básica e da incoporação de informações de catálogos anteriores, se restringindo a título, década, formato, tipo de material. Apenas através da análise e digitalização dos filmes é que será possível ter mais informações sobre locais e pessoas que aparecem e foram filmados. Há filmes, por exemplo, do qual foram descritos apenas títulos genéricos como Artistas, sem descrever exatamente quem são os artistas que efetivamente aparecem nos filmes. Através da análise do acervo, pretende-se investigar o que ele filmou, para quem, quando, onde e, na medida do possível, por qual razão (filiação política, encomenda comercial, interesse pessoal etc.). Além do acervo fílmico, o presente projeto pretende avançar na organização do acervo documental que acompanhou os filmes, tais como roteiros, fotografias, recortes de jornais, notas fiscais, permitindo que esses documentos esclarecem e ampliem o conhecimento sobre as imagens em movimento. Por fim, ainda inexplorado é o acervo sonoro da coleção Esdras Baptista, com fitas cassete e rolos magnéticos, que foi organizado, mas ainda não examinado. O projeto irá iniciar a audição e catalogação desses materiais sonoros, que estão associados aos registros fílmicos, em grande parte, filmes silenciosos.
Resumo
Este projeto se dedica à organização e pesquisa do acervo de filmes do cinegrafista Esdras Baptista (1923-1988). O acervo reúne um conjunto de aproximadamente 1000 latas de filmes em película, nas bitolas de 8mm, 35mm e, principalmente, 16mm, realizados entre as décadas de 1940 e 1980. O acervo foi doado, em outubro de 2019, ao Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual (LUPA), do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense. Esdras Baptista trabalhou por décadas filmando registros documentários como repórter cinematográfico. Trabalhou para jornais, emissoras de televisão e para o governo municipal e federal. Ligado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB), foi amigo de muitos intelectuais e políticos de seu tempo. Seu acervo contém filmagens encomendadas ou pessoais sobre diversos temas, incluindo imagens raras e absolutamente inéditas relativas a importantes figuras políticas e culturais, como Graciliano Ramos, Fidel Castro, Darcy Ribeiro e Luiz Carlos Prestes. Além dos filmes, o acervo contém também vasta documentação textual e iconográfica, como cartas, recortes de jornais, fotografias, recibos, catálogos, folhetos e manuscritos. O projeto atuará em duas frentes: a organização do acervo - catalogação e digitalização do conteúdo dos documentos - e a realização de pesquisa sobre a vida e a carreira de Esdras, com entrevistas e pesquisas em arquivos.